Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.
Paulo Freire

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado, situado à avenida Justiniano de Castro Dourado número  94, na cidade de Lapão, Bahia, teve seu ato de criação através da portaria de número 2.429, publicada no Diário Oficial DO Estado da Bahia em 20 de maio de 1988 e autorizado a funcionar o curso de Magistério pelo Parecer nº 077 /1995 publicado no Diário Oficial de 28/06/1995.
Toda instituição de Ensino deve ter definida para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e norma que subsidiem a ação pedagógica cotidiana. Assim, cada Escola deve ter claro um documento, conhecido como Projeto Político Pedagógico, a expressão de suas bases de sustentação e seus princípios orientadores.

Assim sendo, o Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado possui seu jeito de ser e acontecer através de sua história implantada há mais de meio século, onde anteriormente era uma Instituição Federal com o nome de Escola Herculano Dourado, a primeira desta cidade. Desta forma esta escola possui uma história relevante para a comunidade de Lapão e assim sendo tem respaldo no sentido  de ter elementos de organização e interação de atividades práticas na comunidade local que abrigou no seu contexto, todo um processo educacional de transformação   acontecida na comunidade local até a presente data.
O Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado tem o seu cadastro na Secretaria de Educação sob o número 62480 e no INEP sob o número 29065356. É atendido com o Programa Federal e parceria Estadual no sentido de administrar as escolas estaduais da Bahia, Ensino Médio Inovador e o Mais Educação. Possui o PDE- escola e é muito bem estruturado, tanto fisicamente como com os recursos pedagógicos existentes.

Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar
COLÉGIO ESTADUAL JUSTINIANO DE CASTRO DOURADO
Endereço
AV. JUSTINIANO DE CASTRO DOURADO Nº 94
Telefones
( 74) 36571006 / 1874
E-mail
Justiniano_castro_dourado@hotmail.com
Home-page -BLOG
www.colegiojcd.blogsport.com
Cadastro no MEC/Inep
29065356
Autorização de funcionamento
2.529. D. O.  20/05/88 /  Parecer nº 7 077/95. D.O 28/06/95( Magistério)
Classificação IDEB
3.8
Modalidades de ensino
Educação Básica : Ensino Fundamental e Médio
Quantitativo de alunos
1.438

COLÉGIO ESTADUAL JUSTINIANO DE CASTRO DOURADO

Este blog destina-se a todos àqueles que são adeptos e que defendem a educação como princípio da formação cidadã do indivíduo. Leia-o, reflita, participe, faça comentários.
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.
Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes. Portanto, educação num sentido mais amplo é um processo contínuo que envolve o desenvolvimento integral de todas as faculdades humanas; o conjunto das normas pedagógicas aplicadas ao desenvolvimento geral do corpo e do espírito. Educação é cortesia, é respeito, é conhecimento e atitude. Hoje, a educação ocorre de diversas maneiras e os meios de comunicação, com o desenvolvimento da tecnologia e da globalização, estão facilitando às pessoas a aquisição de conhecimentos.
Surgiu a chamada educação a distância que está se disseminando rapidamente. O conhecimento não tem mais barreiras, é a vontade própria que está movendo as pessoas cada vez mais próximas da educação. A Internet trouxe o mundo para os lares. Você viaja para onde quiser, lê o que quiser e aprende o que quiser. Portanto, a educação mora em todos os lugares e o conhecimento está disponível. O que se busca, então, é verdadeiramente estimular à vontade de aprender, o interesse, a curiosidade. E é nessa estrada que habitam os educadores, aqueles que são capazes de fazer a ponte entre o desejo e a conquista.

Mas, afinal quem é educador?
Penso que  educa quem levanta de manhã e fala com a empregada de casa. Educa quem joga o lixo na lixeira (de preferência  reciclável). Educa quem ensina violão, pintura, ler e escrever. Educa quem conta histórias, memórias e aventuras. Educa quem cuida do jardim. Educa quem cozinha, quem limpa, quem lava. Educa quem fala, quem ouve, quem espera. Educa quem canta, quem dança, quem cria. Educa quem respira, quem corre, quem anda. Educa quem fala, quem esconde, quem cala. Educa quem sonha, quem esquece, quem desiste. Educa quem cumprimenta  a todos, quem entende o seu semelhante, quem economiza recursos. Educa quem ama, quem odeia, quem perdoa. Educa quem grita, quem bate, quem abraça. Educa quem trabalha, quem descansa, quem acorda. Educa quem sente, quem ousa, quem vive.
Educa quem quer e quem não quer, quem pode e quem não pode, quem sabe e quem não sabe.
Assim, somos todos educadores e aprendizes no palco da vida. Ensinar e aprender entrelaça as mãos nessa jornada, assim como o branco precisa do preto e a luz precisa da escuridão. Quem mais aprende, mais educa. Quem menos educa, menos aprende. Despertar o gosto de aprender é mais talento do que técnica, mais perguntas do que respostas, mais asas do que pés. Gostar de aprender é ter dentro da alma mais interrogações do que pontos finais, mais sede do que conforto, mais esperança do que promessas. Podemos saber, ou não saber.
Ainda assim, somos todos educadores. Então... O que estamos ensinando?